PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

6 músicas de filmes que conquistaram sucesso, apesar da derrota no Oscar

Foto: Reprodução

Canções icônicas que embalaram produções cinematográficas e cativaram o público, mesmo sem receberem a estatueta dourada.

Quando assistimos a um filme, somos envolvidos não apenas pelas cenas, atuações e efeitos especiais, mas também pela trilha sonora que o acompanha.

Ao longo da história do cinema, várias canções foram criadas para dar brilho e originalidade às produções. Algumas delas se tornaram verdadeiros clássicos, conhecidos até mesmo por pessoas que nunca assistiram aos filmes em questão, e foram agraciadas com o prestigioso Oscar de Melhor Canção Original.

No entanto, há músicas igualmente grandiosas que, por razões diversas, não receberam o reconhecimento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Será que essas músicas foram injustamente ignoradas?

Nesta lista, destacamos 6 canções de filmes que conquistaram sucesso, mesmo sem levar para casa a cobiçada estatueta do Oscar.

Confira abaixo:

1 – “Must Have Been Love” – Roxette (‘Uma Linda Mulher’, 1990)

A dupla Roxette presenteou o audiovisual com uma das baladas mais icônicas, criada para um dos filmes românticos mais clássicos já produzidos. “Uma Linda Mulher”, dirigido por Garry Marshall, é indiscutivelmente um dos filmes mais prestigiados das carreiras de Julia Roberts e Richard Gere.

A música, interpretada pela saudosa vocalista Marie Fredriksson, que nos deixou em 2019, com arranjos do parceiro Per Gessle, não recebeu nenhum prêmio do Oscar, apesar de seu grande sucesso.

2 – “Lady Marmalade” – Christina Aguilera, Lil’ Kim, Mya, P!nk (‘Moulin Rouge – Amor em Vermelho’, 2001)

“Moulin Rouge” é um dos musicais mais clássicos já produzidos para o cinema, com brilhantes atuações de Nicole Kidman e Ewan McGregor, além da excepcional direção de Baz Luhrmann.

A trilha sonora é recheada de artistas extremamente talentosos e inclui até uma faixa de David Bowie. Porém, a música que mais se destaca e ainda é lembrada hoje é a colaboração entre Christina Aguilera, P!nk, Lil’ Kim e Mya em “Lady Marmalade”.

Apesar de o filme ter sido indicado a 8 Oscars e vencido dois deles, a música não pôde concorrer pois não foi originalmente escrita para o filme, sendo uma regravação do grupo Labelle.

3 – “Can’t Stop The Feeling!” – Justin Timberlake (‘Trolls’, 2016)

O sucesso “Trolls”, da DreamWorks Animation, contou com a participação do cantor Justin Timberlake, que não apenas protagonizou o filme ao lado de Anna Kendrick, mas também compôs e interpretou a música tema “Can’t Stop The Feeling!”.

A canção pop estreou em primeiro lugar nas paradas mundiais e se tornou um enorme sucesso na época. Embora tenha sido indicada ao Oscar de Melhor Canção Original em 2017, acabou perdendo para “City of Stars”, do filme “La La Land – Cantando Estações”.

4 – “Footloose” – Kenny Loggins (‘Footloose: Ritmo Louco’, 1984)

A música tema homônima de “Footloose”, dirigido por Herbert Ross e que se tornou um clássico dos anos 80, surpreendentemente não venceu o Oscar de Melhor Canção Original em 1985.

Com uma coreografia incrível protagonizada por Kevin Bacon, a música foi um grande sucesso no ano de lançamento do filme e recebeu uma indicação ao prêmio, mas perdeu para “I Just Called to Say I Love You”, de Stevie Wonder para o filme “A Dama de Vermelho”.

5 – “Always Remember Us This Way” – Lady Gaga (‘Nasce Uma Estrela’, 2018)

A balada “Always Remember Us This Way”, cantada por Lady Gaga, é considerada uma das melhores músicas de sua carreira e se destaca no filme “Nasce Uma Estrela”. A cena em que a música é apresentada é incrivelmente bem dirigida por Bradley Cooper e conquistou o coração dos espectadores.

Embora “Shallow” seja a música mais famosa do filme e tenha rendido a Lady Gaga o Oscar de Melhor Canção Original, “Always Remember Us This Way” também se tornou um sucesso solo da cantora, acumulando mais de 900 milhões de reproduções no Spotify e sendo a terceira música mais reproduzida de sua carreira na plataforma.

A música não foi indicada ao Oscar, pois o estúdio optou por promover apenas “Shallow” durante a temporada de premiações, uma escolha acertada, porém limitadora.

6 – “I Will Always Love You” – Whitney Houston (‘O Guarda-Costas’, 1992)

“I Will Always Love You” é uma das canções românticas mais atemporais da história, imortalizada pela marcante voz de Whitney Houston. A música é um dos grandes destaques de “O Guarda-Costas”, filme que estrela Whitney ao lado de Kevin Costner e que foi um sucesso estrondoso em seu lançamento.

Apesar de ser um dos momentos mais memoráveis do filme, a canção não pôde ser indicada ao Oscar, já que é uma regravação da obra da cantora Dolly Parton, que faturou mais de US$ 10 milhões em royalties após o lançamento da versão para o filme.

No entanto, Whitney cantou a música com extrema devoção e impressionantes técnicas vocais, garantindo um sucesso absoluto que continua a emocionar e encantar o público até os dias de hoje, tornando-a a “dona” oficial dessa incrível canção.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE