PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A criptografia incompreendida do Manuscrito Voynich

Foto:: Reprodução / National Geographic

Decifre o indescritível com o Manuscrito Voynich: um mergulho na enigmática criptografia deste artefato histórico.

O Manuscrito Voynich é um dos maiores enigmas do mundo. Desde que foi descoberto no início do século XX, este antigo documento manuscrito tem desafiado os criptógrafos mais brilhantes do mundo com seu código indecifrável e suas imagens misteriosas.

Envolto em mistério, o Manuscrito Voynich tem sido objeto de intenso escrutínio, gerando teorias que vão desde a obra de um gênio solitário até um elaborado embuste.

O manuscrito, nomeado em homenagem ao negociante de livros Wilfrid Voynich que o adquiriu em 1912, é um livro ilustrado de aproximadamente 240 páginas.

O texto é escrito em um alfabeto desconhecido, e as páginas são adornadas com ilustrações de plantas, figuras astronômicas e humanas, todos sem identificação ou explicação.

Mas o que realmente se esconde por trás do Manuscrito Voynich? É uma fraude elaborada ou um tesouro de conhecimento perdido?

Foto:: Reprodução / National Geographic

Desvendando o Manuscrito Voynich

A datação por radiocarbono sugere que o manuscrito foi criado no final do século XV ou início do XVI, mas sua origem e propósito continuam desconhecidos.

As teorias variam desde um manual de medicina herbal até um texto alquímico. Aqui estão algumas das teorias mais populares:

Um Código Indecifrável

A primeira e mais óbvia teoria é que o manuscrito está escrito em um código ainda não decifrado. Diversos criptógrafos e decodificadores de códigos tentaram, sem sucesso, decifrar o Manuscrito Voynich.

A criptografia do manuscrito é tão única que levou alguns a sugerir que pode ser uma língua desconhecida ou um elaborado código de substituição.

Um Manual Herbal

As ilustrações de plantas levaram muitos a sugerir que o Manuscrito Voynich pode ser um manual herbal. No entanto, apesar de algumas plantas serem vagamente reconhecíveis, a grande maioria não se assemelha a nenhuma espécie conhecida.

Um Embuste Elaborado

Dada a falta de progresso na decodificação do manuscrito, alguns sugeriram que pode ser um embuste. O manuscrito poderia ser uma fraude da época medieval, criada para parecer misteriosa e, portanto, valiosa.


Apesar de todas as tentativas de decifrá-lo e das numerosas teorias, o Manuscrito Voynich continua a ser um enigma.

Quem quer que seja o autor deste texto e qual seja o seu propósito, ele certamente criou um dos maiores mistérios da criptografia de todos os tempos.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE