Senador propõe a inclusão federal da Cannabis na lista de medicamentos oferecidos pelo SUS em busca de igualdade no acesso aos tratamentos.
Nesta quinta-feira (20), às 9h, o Senado realizará a primeira audiência pública para discutir a proposta de inclusão da Cannabis na lista de medicamentos oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A iniciativa partiu do PL 89/2023, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), inspirado pela recente aprovação de uma lei no estado de São Paulo, que permite a distribuição gratuita da substância.
Com o argumento “se São Paulo pode, por que o resto do país não pode?”, o senador defende que é injusto que pacientes com poucos recursos financeiros dependam de decisões judiciais para terem acesso aos medicamentos à base de Cannabis.

Segundo ele, enquanto isso, os mais abastados conseguem viajar e adquiri-los a preços mais acessíveis.
A proposta visa garantir um tratamento mais igualitário no acesso a medicamentos, principalmente ao óleo de CBD (canabidiol), um derivado da Cannabis com efeito terapêutico e vendido em farmácias brasileiras.
Hoje em dia, um frasco de 30 ml do óleo pode chegar a custar até R$ 1,2 mil, tornando o tratamento inacessível para muitos brasileiros. A inclusão da Cannabis no SUS pode ser um passo fundamental para garantir a igualdade de acesso aos tratamentos de saúde em todo o país.