PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Hyundai revela tecnologia que permite movimento do carro como um caranguejo (vídeo)

Foto: Divulgação/Hyundai

Hyundai desvenda o sistema e-Corner, uma revolução na maneira de estacionar e manobrar veículos.

Em um futuro próximo, estacionar lateralmente ou sair de vagas apertadas pode ser tão simples quanto dirigir em uma via reta. Isso graças à Hyundai e seu inovador sistema e-Corner, que promete redefinir as regras da mobilidade urbana.

A montadora sul-coreana exibiu a funcionalidade desse sistema, equipando um Hyundai Ioniq 5 para os testes. A Hyundai Mobis, subsidiária de inovação e mobilidade da empresa, conduziu experimentos em ambientes livres, comuns aos motoristas do dia a dia, incluindo manobras em vagas estreitas.

O e-Corner vai além do estacionamento lateral, o sistema permite que o carro gire 90 graus, similar a um caranguejo, e até mesmo faça uma rotação completa em seu próprio eixo. Isso significa que em uma rua sem saída, o motorista pode girar o veículo completamente, sem manobras complicadas, para mudar a direção e sair.

“Estamos desenvolvendo o sistema e-Corner para atender às necessidades futuras de mobilidade. Estamos comprometidos em proporcionar diferentes soluções de mobilidade personalizadas que podem ser aplicadas na direção autônoma e em veículos de propósito específico (PBVs), reforçando nossa visão de nos posicionarmos como uma importante plataforma de mobilidade”, explicou Cheon Jae-seung, líder do departamento de tecnologias futuras da Hyundai Mobis.

Embora possa parecer similar, essa tecnologia se distingue do ‘modo caranguejo’ da picape Hummer EV. A picape pode realizar manobras quase laterais, girando as rodas traseiras em 10 graus.

O plano da Hyundai é que, no futuro, essa tecnologia possa ser disponibilizada no mercado em grande escala, tornando a vida dos motoristas – especialmente aqueles que lutam com manobras de estacionamento – muito mais fácil.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE