PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Cantor do grupo BTS se alista no serviço militar obrigatório na Coreia do Sul

Foto: Reprodução / Twitter

A Coreia do Sul mantém o serviço militar obrigatório por estar tecnicamente em guerra com o país vizinho, a Coreia do Norte.

O rapper e dançarino J-Hope, de 29 anos, é o segundo integrante do grupo de k-pop BTS a se alistar no serviço militar obrigatório da Coreia do Sul.

De acordo com a lei coreana, todos os homens fisicamente aptos com idades entre 18 e 28 anos são obrigados a servir no exército por cerca de 18 a 21 meses.

Embora os homens com limitações físicas ou problemas de saúde possam realizar serviços alternativos, como ocupar cargos administrativos na comunidade, a maioria dos jovens sul-coreanos precisa passar por algumas semanas de treinamento básico antes de ser transferido para uma posição específica no exército.

A Coreia do Sul mantém o serviço militar obrigatório por estar tecnicamente em guerra com o país vizinho, a Coreia do Norte, mesmo sem confrontos bélicos desde 1953.

No entanto, algumas categorias profissionais podem ter o alistamento em um período menor ou até mesmo a isenção. Entre elas, estão músicos e dançarinos com prêmios reconhecidos pelo Ministério da Defesa, além de atletas com medalhas nos Jogos Olímpicos e Asiáticos. No caso dos membros do BTS, foi garantida a possibilidade de adiar o serviço militar até os 30 anos.

Embora essa seja uma prática comum na Coreia do Sul, o serviço militar obrigatório é frequentemente alvo de críticas em relação à sua duração e obrigatoriedade.

Em outubro de 2022, a agência do BTS, a BigHit Music, anunciou que eles deveriam ficar longe dos palcos por três anos para cumprir o serviço militar obrigatório da Coreia do Sul. Jin, o mais velho do grupo, se juntou ao exército em dezembro de 2022 e J-Hope é o segundo membro do grupo a se alistar.

A volta do BTS está prevista para acontecer em 2025. Embora seja uma tradição na Coreia do Sul, a exigência do serviço militar obrigatório pode afetar profundamente a carreira dos artistas de k-pop, que muitas vezes estão no auge de suas carreiras quando chega a hora de se alistar.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE