Youtuber encontra milhares de veículos elétricos novos abandonados na região de Hangzhou.
Carros elétricos são notoriamente caros tanto para os consumidores quanto para os fabricantes. Em alguns lugares, inclusive, parecem já ser considerados peças do passado, insinuando que não alcançaram o sucesso esperado.
Este é o caso de um verdadeiro cemitério de carros elétricos descoberto na China, país onde o governo local tem feito esforços para impulsionar este tipo de veículo devido ao agravamento da poluição urbana.
Num dos distritos de Hangzhou, capital da província de Zhejiang, no leste da China, o youtuber Serpentza encontrou um “cemitério” de carros elétricos. O local estava repleto de modelos como o Geely Kandi K10 EV, o Neta V e o BYD e3. Aglomerados num pátio de terra, todos os veículos eram brancos e cobertos de poeira, sugerindo que estavam lá há algum tempo.
No entanto, esses carros não são modelos antigos, mas veículos recentes, inclusive com interiores novos e bancos cobertos por plásticos. Todos possuem placas e registros, sendo que o pátio abrigaria mais de 10 mil carros acumulados.
O youtuber questiona o motivo pelo qual esses carros novos estão sendo abandonados nessa região de Hangzhou. Serpentza sugere que a política da China tem sido inflar artificialmente os números de vendas. Segundo ele, muitas dessas vendas são fictícias, e parte da frota é simplesmente abandonada em pátios como este para apodrecer.
Ele afirma que essa prática não é uma diretriz de Pequim, mas parte de um esquema que teria graves consequências para os responsáveis. A fim de melhorar a mobilidade urbana, o governo chinês financiou várias startups de compartilhamento de bicicletas, garantindo a produção de milhões de unidades. No entanto, muitas dessas empresas fecharam e seus proprietários desapareceram, deixando montanhas de bicicletas acumuladas.
Após 2018, o esquema se voltou para os carros, com startups surgindo para compartilhar veículos elétricos. O resultado, no entanto, foi o mesmo: várias empresas fecharam e o dinheiro investido se perdeu.
Segundo o youtuber, cada um dos carros em vídeo está completo e poderia gerar uma quantia substancial de dinheiro para a China se fossem exportados como veículos usados – embora não sejam – para países que precisam eletrificar suas frotas, como os mercados da América Latina e da África.
Deixados parados, esses carros só complicam a situação ambiental do país, representando um verdadeiro desperdício.