Um caso curioso de desavença entre vizinhos leva a prisão após invasões e consequências fatais para um criador de galinhas.
Em um inusitado caso judicial na China, um homem identificado apenas como Gu foi condenado à prisão após ser considerado culpado por assustar até a morte mais de 1.100 galinhas pertencentes a seu vizinho, Zhong, com quem estava em conflito.
A desavença entre os dois começou em abril de 2022, quando Zhong teria cortado as árvores de Gu sem permissão.
O tribunal do condado de Hengyang, na província de Hunan, ouviu que Gu entrou na granja de Zhong durante a noite em várias ocasiões como retaliação.
Não está claro qual era a intenção de Gu, mas a lanterna que ele usou causou pânico nas aves. Ao se amontoarem com medo, centenas de galinhas morreram esmagadas.
Na primeira invasão, 500 galinhas morreram, e Gu foi detido pela polícia, sendo forçado a pagar uma indenização de 3.000 yuans (US$ 436) a Zhong.
No entanto, Gu voltou à propriedade de Zhong novamente, desta vez causando a morte de 640 galinhas. Na terça-feira (4), o tribunal de Hengyang decidiu que Gu havia intencionalmente causado “perda de propriedade” a Zhong.
As autoridades chinesas estimaram que as mais de 1.100 galinhas mortas valiam um total de 13.840 yuans (US$ 2.015).
O tribunal condenou Gu a seis meses de prisão com um ano de liberdade condicional, levando em consideração o remorso que ele demonstrou por seu crime.