Kerollen, influencer com milhões de seguidores, é denunciada após vídeo polêmico envolvendo crianças negras.
A advogada Fayda Belo denunciou nas redes sociais um vídeo em que a influencer Kerollen promove um jogo com duas crianças negras, perguntando se elas preferem dinheiro ou um presente.
Os presentes revelam-se uma banana e um macaco de pelúcia.
O caso gerou revolta, com o Ministério Público recebendo quase 700 denúncias. Os dados foram encaminhados à 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada da Capital para análise e adoção das medidas cabíveis, segundo nota do MP.
A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) também instaurou procedimento, e a Polícia Civil está investigando o caso. De acordo com a polícia, os vídeos serão analisados e as investigações estão em andamento para identificar os envolvidos.
Kerollen e Nancy, mãe e filha que atuam como influencers no Instagram, TikTok e YouTube, somam mais de 13 milhões de seguidores.
O vídeo denunciado pela advogada já foi removido das plataformas.
Fayda Belo, especialista em direito antidiscriminatório, caracterizou o vídeo como um ato de racismo recreativo.
A advogada destacou que o ato ridiculariza crianças negras, incita discriminação e pode resultar em uma pena de quase oito anos de prisão, o que Fayda espera que aconteça.
Ela também lembrou o Estatuto da Criança e do Adolescente, que protege a integridade moral e a imagem dos menores, proibindo a exposição deles a constrangimentos, vexames, humilhações e ridicularizações em público.