Achado raro de ovos de dinossauros com 80 milhões de anos ganha destaque no campo da paleontologia brasileira.
O paleontólogo Paulo Macedo, membro da equipe da Geopac Consultoria Ambiental, revelou um achado paleontológico que tem atraído olhares de todo o mundo: fósseis de ovos, acredita-se que sejam de dinossauros, com idade estimada em 80 milhões de anos.
Os fósseis foram encontrados em Monte Alegre de Minas, uma cidade situada a 601 km da capital mineira, Belo Horizonte, durante trabalhos de construção em uma rodovia em outubro de 2022.
O anúncio tem gerado burburinho nas redes sociais, após um vídeo relacionado ao descobrimento viralizar.
Em uma entrevista ao “O Estado de Minas”, Macedo descreveu a raridade e a excelente preservação do ninho encontrado incrustado em rochas sedimentares, também conhecidas como arenitos.
A empresa Ecovias do Cerrado, que contratou os serviços da Geopac para o projeto da rodovia, foi responsável por encaminhar o fóssil para o Laboratório de Paleontologia da Universidade Estadual de Minas Gerais, campus Ituiutaba.
O laboratório ficará responsável pela guarda, assim como pela realização de estudos científicos que possam resultar em publicações sobre a descoberta.
Os fósseis de ovos possuem formato mais alongado quando comparados aos ovos de galinha, com medidas de 5,5 a 6 centímetros de comprimento e cascas com menos de 1 milímetro de espessura.
Através de uma análise comparativa com fósseis semelhantes encontrados em outras regiões, como a Argentina, Macedo supõe que os ovos sejam provenientes de dinossauros pertencentes ao grupo dos titanossauros.