PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Nasa revela imagens de antigo rio em Marte: semelhanças com a Terra

Foto: Divulgação / NASA

O rover Perseverance da Nasa encontra vestígios de um poderoso sistema fluvial em Marte, revelando paralelos surpreendentes com a Terra.

A Nasa, a renomada agência espacial dos Estados Unidos, compartilhou imagens impressionantes de um leito fluvial antigo em Marte, que apresenta características surpreendentemente similares às da Terra.

Essa descoberta notável foi divulgada no site oficial da agência em 11 de maio.

De acordo com as informações fornecidas pela Nasa, o rover Perseverance, responsável pela descoberta, identificou que esse era o rio mais profundo e de fluxo mais rápido já registrado em Marte.

“Este rio era parte de um intrincado sistema de vias aquáticas que convergiam para a Cratera Jezero, local que vem sendo estudado pelo Perseverance desde sua aterrissagem, há mais de dois anos”, explicaram os astrônomos da agência.

As imagens capturadas e analisadas pelos cientistas indicam a presença de um sistema fluvial em Marte muito mais vigoroso do que os “riachos superficialmente rasos” previamente identificados no Planeta Vermelho.

Um dos cientistas responsáveis pela operação do Perseverance deu mais esclarecimentos sobre a descoberta.

“Quanto mais forte o fluxo de água, maior a sua capacidade de transportar materiais de maior porte”, elucidou o pesquisador, destacando como essa constatação pode contribuir para a compreensão da dinâmica aquática em Marte. Ele acrescentou que “é fascinante observar rochas em outro planeta e reconhecer processos tão familiares”.

O Perseverance pousou em Marte em fevereiro de 2021 com a missão de coletar amostras de rochas, além de buscar evidências de vida passada e, potencialmente, presente no planeta.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE