PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Torcida do Flamengo é quatro vezes maior que a dos rivais do Rio de Janeiro juntos

Foto: Paula Reis/Flamengo

Flamengo lidera a preferência do torcedor brasileiro com ampla vantagem em seu Estado, conforme aponta levantamento.

De acordo com a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, Flamengo e Corinthians lideram com folga a preferência do torcedor brasileiro, ostentando supremacias significativas em seus respectivos estados. 

O estudo, intitulado “O Maior Raio-X do Torcedor”, traz números impressionantes sobre a relação dos times com seu público.

No Rio de Janeiro, a situação do Flamengo é notável. O clube carioca, que conta com 24% dos torcedores brasileiros acima de 16 anos, possui quatro vezes mais torcida do que a soma de Vasco (4%), Botafogo (1%) e Fluminense (1%), cujo total conjunto é de 6 pontos percentuais.

No Rio de Janeiro, apenas o Vasco, além do Flamengo, figura entre as dez maiores torcidas do Brasil, com 4%. Botafogo e Fluminense, que detêm 1% cada e já estiveram entre os maiores públicos em outros momentos, perderam espaço nas últimas décadas para times mineiros, gaúchos e nordestinos, como Bahia e Sport.

Em São Paulo, o Corinthians desfruta de uma posição confortável, com o dobro de torcedores em comparação ao segundo colocado no estado, o Palmeiras (18% a 9%). 

No entanto, a supremacia corintiana não é tão expressiva quanto a do Flamengo, considerando que o São Paulo possui a quarta maior torcida do país, com 8%, e o Santos integra o Top 10, ocupando a oitava posição, com 3%.

A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest entrevistou 6.507 torcedores com 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, entre 29 de março e 2 de abril de 2023. 

A margem de erro é de 1,4 ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiabilidade é de 95%.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE