PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Wolverine é avistado na Califórnia após quase um século de extinção local

Foto: NPS Photo

O animal raro, conhecido como carcaju no Brasil, foi avistado três vezes em maio na Sierra Nevada, na Califórnia.

Em uma ocorrência rara, um wolverine, também conhecido como carcaju ou glutão no Brasil, foi avistado em Sierra Nevada, na Califórnia, três vezes em maio. Esta é uma visão excepcionalmente rara, já que o animal foi visto apenas uma vez no estado nos últimos 100 anos.

Os wolverines, que inspiraram o famoso personagem da Marvel, são nativos da Califórnia, mas têm estado virtualmente extintos no estado desde a década de 1920. A causa exata do declínio da população de wolverines é desconhecida, mas os especialistas suspeitam que a caça para obtenção de peles de animais possa ter contribuído para o desaparecimento da espécie.

No período de 2008 a 2018, apenas um wolverine foi avistado na Floresta Nacional de Tahoe, de acordo com as autoridades. O animal avistado recentemente provavelmente não é o mesmo, uma vez que a expectativa de vida dessa espécie é de 12 a 13 anos.

As autoridades relatam que o wolverine foi avistado duas vezes na Floresta Nacional de Inyo e uma vez no Parque Nacional de Yosemite. Parece ser um jovem macho à procura de uma fêmea.

“É realmente emocionante e surpreendente”, disse Daniel Gammons, cientista ambiental sênior do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia.

Wolverines machos são conhecidos por percorrerem territórios vastos, facilmente abrangendo várias centenas de quilômetros quadrados. A forte nevasca deste inverno no oeste pode ter criado “pontes de habitat” que permitiram ao animal explorar a área, explicou Gammons.

Os especialistas acreditam que o espécime pode ter viajado de regiões muito distantes, como o Canadá e o Alasca. Agora, os funcionários da vida selvagem estão trabalhando para obter uma amostra do cabelo ou fezes do animal para realizar testes genéticos.

O wolverine é o maior membro terrestre da família das doninhas e está listado como ameaçado pela Lei de Espécies Ameaçadas da Califórnia.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE