7 dicas importantes para fortalecer o sistema imunológico no verão

Crianças se refrescando em um dia de calor. (Foto: pixabay.com)
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Confira 7 dicas pontuais para manter o sistema imunológico estável mesmo com a mudança de temperatura, evitando assim doenças oportunistas.

O Brasil experimentou recentemente uma forte onda de frio, com os termômetros registrando temperaturas abaixo de zero em algumas regiões.

Entretanto, repentinamente as temperaturas voltaram a subir, para a frustração de muitos.

Por ser um país tropical, o Brasil experimenta esses fenômenos com frequência.

Não é incomum ver pessoas espirrando, tossindo, e queixando-se de dores de cabeça e no corpo nesses momentos de mudanças bruscas de temperatura, principalmente na interstício entre inverno e verão.

Esses sintomas aparecem porque o sistema imunológico tende a se enfraquecer, abrindo espaço para doenças oportunistas, causadas por vírus e bactérias, que são predominantes nesse período.

Porém, nesse artigo nós trouxemos sete dicas imperdíveis para manter o sistema imune fortalecido nessa virada de temperatura e evitar pegar um resfriado e até mesmo a covid-19, por exemplo.

Umidifique os ambientes

Quando o ar está muito seco, a respiração é dificultada, pois o funcionamento do sistema respiratório é afetado pela baixa umidade.

Por isso, umidificar ambientes em que se passa muito tempo, como escritórios e quartos, é uma opção contra enfermidades respiratórias causadas pelas altas temperaturas.

Entretanto, não exagere na umidificação, pois vírus e bactérias se aproveitam de ambientes muito úmidos para se proliferar mais rápido.

Tente dormir bem

A citocinas, proteínas liberadas pelo corpo durante o sono, ajudam o sistema imunológico a se fortalecer.

Por isso, dormir pouco ou dormir com má qualidade pode acabar prejudicando o ciclo de produção dessas substâncias e, consequentemente, a capacidade do corpo de combater infecções.

Beba muita água

Essa dica é clássica, porém, precisa ser repetida porque é muito importante, principalmente no que se trata de períodos de altas temperaturas, onde o corpo elimina muito líquido através da transpiração.

O consumo de pelo menos dois litros de água por dia, ajuda o corpo a se livrar das toxinas através da urina.

Além disso, com o corpo mais hidratado, os mucos que compõem o sistema respiratório são produzidos em maior quantidade e com maior qualidade.

Alimente-se bem

Uma alimentação balanceada, que contenha alimentos ricos nos nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, são a peça chave para ter um sistema imunológico saudável.

Da mesma forma, alimentos ricos em fibras como vegetais, legumes e frutas, por exemplo, fazem o sistema digestivo funcionar melhor.

Pratique uma atividade física e passe algum tempo ao ar livre

Praticar um exercício físico ao ar livre, como uma caminhada, pela manhã ou no fim da tarde, é um ótimo hábito para quem quer manter-se forte contra as doenças.

Exerícios físicos são essenciais para manter a circulação sanguínea estável e eliminar gorduras.

Ao mesmo tempo, passar algum tempo respirando ar puro é simplesmente essencial para uma boa manutenção do sistema respiratório e da pele, por exemplo.

Cuidado com o estresse

Os quadros de sobrecarga emocional e/ou psicológica são cada vez mais comuns na era atual.

Do mesmo modo, já está comprovado que esses problemas afetam o corpo.

Portanto, gerencie situações de estresse no dia-a-dia e, se tiver sintomas de doenças como depressão e ansiedade, procure ajuda imediatamente.

Pare de beber e fumar

Não é de hoje que todos sabem dos perigos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

Porém, é importante relembrar que fumar destrói o sistema imunológico, inativando os anticorpos que o corpo produz para combater vírus e bactérias.

Por outro lado, o consumo de álcool pode provocar ganho de peso e desidratação do corpo, o que também acaba enfraquecendo o sistema imunológico.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

VEJA TAMBÉM

CURTA o CPN