PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Asteroide do tamanho de 90 elefantes se aproxima da Terra

Arte: Tarciso Morais / CPN-News

O asteroide 2023 FM viaja a 54 mil km/h e passará a uma distância de 3 milhões de km do nosso planeta.

A Nasa, agência espacial norte-americana, acaba de anunciar a aproximação de um asteroide descoberto recentemente que promete ser visível a olho nu em alguns pontos da Terra.

Trata-se do 2023 FM, que mede de 120 a 270 metros, equivalente a 90 elefantes, e se aproximará de nosso planeta nesta quinta-feira, 6.

O asteroide, que viaja a uma velocidade de 54 mil km/h, estará a uma distância de 3 milhões de km da Terra, o que é classificado pelos cientistas como próximo, mas sem risco para a nossa segurança.

O 2023 FM foi descoberto em março deste ano e sua órbita elíptica foi determinada somente no último domingo.

De acordo com a Nasa, este não será o único asteroide que poderá ser observado neste mês. No final de abril, o 2023 FN13, que viaja a uma velocidade de 16,2 mil km/h, se aproximará do 2023 FM e passará a 1 milhão de km da superfície terrestre.

Apesar de também não oferecer riscos, os cientistas consideram essa aproximação ainda mais interessante para os observadores.

Para quem deseja acompanhar a trajetória do asteroide, ele poderá ser observado em algumas partes do hemisfério Norte.

Segundo a Nasa, com um telescópio de tamanho médio é possível visualizar o objeto que estará em movimento rápido no céu. Ainda assim, a agência espacial irá disponibilizar imagens do 2023 FM em suas redes sociais para que todos possam acompanhar.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE