PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

México alerta para risco de fungos em múmias expostas sem proteção

Foto: Reprodução / Twitter

Parte da coleção de Múmias de Guanajuato está sendo exibida irregularmente, o que pode representar um perigo.

No México, autoridades do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) estão alertando para o potencial risco envolvendo uma exibição irregular e não autorizada de parte da coleção de Múmias de Guanajuato.

Além dos danos ao patrimônio, os especialistas identificaram o crescimento de fungos em pelo menos um dos corpos em exposição, que podem se espalhar para a equipe do local e os visitantes sem as devidas medidas de proteção.

As múmias mexicanas do século XIX, normalmente expostas no Museu das Múmias de Guanajuato, representam a população local da cidade de Guanajuato e suas mumificações foram possíveis devido às características do solo em que foram enterradas.

Foto: Reprodução / Twitter

No entanto, parte da coleção está sendo exibida irregularmente em um espaço não planejado para receber os corpos mumificados, o que preocupa os especialistas.

De acordo com o INAH, fotografias publicadas nos meios de comunicação mostram que pelo menos um dos corpos apresenta sinais de proliferação de possíveis colônias de fungos, o que é “preocupante” e demandaria uma avaliação detalhada.

Além disso, a exibição irregular das múmias representa um perigo para os visitantes, que não estão protegidos de possíveis patógenos.

Embora não haja, até o momento, evidências de que o fungo represente um risco para a equipe responsável pela administração das múmias e para quem as visita, as autoridades alertam para a importância histórica dos corpos mumificados, que são representantes da população local da cidade de Guanajuato.

No passado, cientistas reconstruíram o genoma de uma bactéria encontrada numa múmia de 400 anos na Itália, o que mostra que as múmias podem preservar outros patógenos, como bactérias.

Portanto, é importante que as autoridades tomem medidas adequadas para proteger a coleção de Múmias de Guanajuato e garantir que os visitantes e a equipe do local estejam seguros.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE