PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Astrônomos detectam sinal de rádio estranho durante busca por vida extraterrestre

Arte: Tarciso Morais / CPN-News

Descoberta indica que planeta pode ter campo magnético e atmosfera, aumentando as possibilidades de encontrar vida fora do Sistema Solar.

Astrônomos detectam sinal de rádio repetido em um exoplaneta e sua estrela que orbita a 12 anos-luz da Terra.

O sinal sugere que o planeta do tamanho da Terra pode ter um campo magnético e talvez até uma atmosfera.

O campo magnético da Terra protege a atmosfera do planeta, que a vida precisa para sobreviver, desviando partículas energéticas e plasma que saem do sol.

Encontrar atmosferas em planetas localizados fora do nosso sistema solar pode apontar para outros mundos que potencialmente têm a capacidade de suportar vida.

Cientistas notaram ondas de rádio fortes provenientes da estrela YZ Ceti e do exoplaneta rochoso que orbita, chamado YZ Ceti b, durante observações usando o Karl G. Jansky Very Large Array de telescópios no Novo México.

Os pesquisadores acreditam que o sinal de rádio foi criado por interações entre o campo magnético do planeta e a estrela.

Um estudo detalhando as descobertas foi publicado na segunda-feira na revista Nature Astronomy.

Arte: Tarciso Morais / CPN-News

Os pesquisadores pensam que YZ Ceti b é o melhor candidato visto até agora para um exoplaneta rochoso com um campo magnético.

Isso realmente poderia plausivelmente ser isso“, disse Villadsen.

Mas acho que será necessário muito trabalho de acompanhamento antes que uma confirmação realmente forte de ondas de rádio causadas por um planeta saia“.

Novos radiotelescópios que estão se preparando para se tornarem operacionais nesta década poderão ajudar os astrônomos a fazerem mais detecções de sinais que sugerem campos magnéticos, disseram os pesquisadores.

A busca por mundos potencialmente habitáveis ou com vida em outros sistemas solares depende em parte da capacidade de determinar se exoplanetas rochosos e semelhantes à Terra realmente têm campos magnéticos“, disse Joe Pesce, diretor de programa do Observatório Nacional de Astronomia de Rádio, em comunicado.

Esta pesquisa mostra não apenas que este exoplaneta rochoso provavelmente tem um campo magnético, mas também fornece um método promissor para encontrar mais.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE