PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Até que altura um mosquito pode subir para nos picar?

Arte: Tarciso Morais / CPN-News

Mosquitos são incapazes de regular sua temperatura corporal e evitam altitudes mais frias que podem “desligá-los”.

Você já foi atacado por mosquitos em locais com uma altura bastante elevada? Algumas pessoas relatam com frequência esse problema!

Apesar de ainda não existir um estudo específico sobre a altura máxima a que mosquitos podem chegar, os especialistas concordam que esses insetos geralmente preferem voar mais próximo ao chão, onde há mais oportunidades para se reproduzir e picar suas vítimas.

Pesquisadores observaram que mosquitos domésticos, por exemplo, raramente voam acima de 8 metros de altura, o que significa que eles representam mais incômodo para quem mora até o terceiro andar de um prédio.

Além disso, mosquitos são incapazes de regular sua temperatura corporal e, portanto, tendem a evitar altitudes mais frias que podem “desligá-los”.

Arte: Tarciso Morais / CPN-News

Eles também enfrentam desafios devido à densidade do ar reduzida em altitudes elevadas, tornando mais difícil manter seus corpos no ar, e ao oxigênio reduzido, que é necessário para o processo de respiração aeróbica.

Por fim, os mosquitos também evitam voar em condições climáticas desfavoráveis, como chuva, pois uma única gota d’água pode esmagá-los com uma força de até 10 mil vezes o seu peso corporal.

Embora esses insetos possam parecer pequenos e inofensivos, eles representam uma ameaça à saúde humana como transmissores de doenças como a malária e a dengue.

Portanto, é importante tomar medidas para evitar picadas de mosquito, como usar repelentes, instalar telas em janelas e portas e evitar áreas de água parada onde eles tendem a se reproduzir.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE