PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Boicote à campanha Anti-Homofobia gera exclusão de jogadores do Toulouse FC de partida

Foto: Loic Baratoux/FEP/Icon Sport/Getty Images

Jogadores de futebol recusam-se a apoiar campanha anti-homofobia da Ligue 1 e são deixados de fora do jogo contra o Nantes.

O Toulouse FC, renomado time de futebol francês, encontrou-se em meio a um cenário controverso no último domingo. Vários jogadores foram excluídos da partida contra o Nantes, válida pelo Campeonato Francês, devido à sua recusa em participar de uma campanha anti-homofobia promovida pela Ligue 1.

“Alguns atletas da equipe profissional expressaram discordância em associar sua imagem às cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBT”, informou o Toulouse FC em comunicado. “Respeitando as escolhas individuais de nossos jogadores e após diversas conversas, o Toulouse Football Club decidiu excluir esses atletas da partida”, acrescentou a direção do clube.

As equipes que disputam as duas principais divisões do futebol francês foram incentivadas a utilizar numeração com as cores do arco-íris e exibir faixas, em comemoração ao Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, a ser lembrado na próxima quarta-feira.

Embora o Toulouse FC não tenha divulgado os nomes dos jogadores excluídos, o atleta marroquino Zakaria Aboukhlal confirmou em suas redes sociais que optou por não participar do confronto de domingo. “Acima de tudo, respeito cada indivíduo, independentemente de suas preferências pessoais, gênero, religião ou origem. No entanto, também prezo pelo respeito às minhas crenças pessoais. Por isso, não acredito ser a pessoa mais indicada para participar desta campanha”, declarou Aboukhlal.

Mostafa Mohamed, jogador egípcio, também se manifestou nas redes sociais, justificando sua escolha de não aderir à campanha e não atuar contra o Toulouse. “Respeito todas as diferenças, crenças e convicções. Mas, dada a minha cultura e a importância das minhas convicções pessoais, não pude participar desta campanha. Espero que minha decisão seja respeitada”, expressou Mohamed.

No final, o jogo entre Toulouse e Nantes terminou em um empate sem gols. O Toulouse FC ocupa atualmente a 13ª posição na Ligue 1.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE