PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Compostagem doméstica: transforme o lixo da cozinha em ouro para o jardim

Foto: Tarciso Morais / CPN-News

A maioria dos resíduos de cozinha podem ser compostados. Isso inclui cascas de frutas e legumes, restos de café, entre outros.

A compostagem é uma maneira fantástica de reduzir o desperdício de alimentos e enriquecer o solo do seu jardim. Neste artigo, você aprenderá como transformar resíduos de cozinha em compostagem de alta qualidade para suas plantas.

1. O que é compostagem?

A compostagem é o processo de decomposição de materiais orgânicos. Quando você faz compostagem em casa, você está essencialmente acelerando o processo natural de decomposição, transformando resíduos de cozinha e jardim em um rico adubo para o solo.

2. O que você pode compostar?

A maioria dos resíduos de cozinha podem ser compostados. Isso inclui cascas de frutas e legumes, restos de café, cascas de ovo, folhas de chá e palha. Alguns itens, como carne, laticínios e alimentos gordurosos, não devem ser compostados em casa porque podem atrair pragas e causar odores.

3. Como começar a compostar em casa?

Começar a compostar em casa é fácil. Você precisará de um recipiente para compostagem, que pode ser uma caixa de compostagem comprada em loja ou um simples monte em um canto do seu jardim.

Comece adicionando camadas alternadas de resíduos de cozinha (nitrogênio) e resíduos de jardim como folhas secas ou serragem (carbono). Certifique-se de manter sua pilha de compostagem úmida, mas não encharcada, e vire-a regularmente para ajudar a acelerar o processo de decomposição.

4. Como usar seu composto?

Depois de alguns meses, seu composto estará pronto para ser usado. Ele deve ter uma aparência de terra fértil e um cheiro de terra. Você pode usá-lo para enriquecer o solo do seu jardim, melhorar a estrutura do solo e fornecer nutrientes para suas plantas.


A compostagem doméstica é uma prática ambientalmente amigável que ajuda a reduzir o desperdício e enriquecer o solo. Não só é bom para o planeta, mas também é excelente para suas plantas.

Então, da próxima vez que você for jogar fora aqueles restos de vegetais, pense em como eles poderiam ser usados para beneficiar seu jardim!

Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE