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Estudantes apresentam prova inovadora do Teorema de Pitágoras

Arte: Tarciso Morais / CPN-News

Alunas de escola nos EUA apresentam prova inovadora do Teorema de Pitágoras usando trigonometria.

Um feito impressionante na matemática pode ter sido alcançado por Calcea Johnson e Ne’Kiya Jackson, alunas da St. Mary’s Academy em Nova Orleans.

As estudantes afirmam ter comprovado o Teorema de Pitágoras utilizando a trigonometria, uma façanha que muitos matemáticos consideravam impossível.

As jovens apresentaram suas descobertas em uma reunião da Sociedade Americana de Matemática (AMS), surpreendendo especialistas no campo.

Agora, o próximo passo é submeter o trabalho a uma revisão por pares, onde outros matemáticos examinarão os resultados para determinar sua validade.

Foto: Reprodução / O Globo

O Teorema de Pitágoras, criado há cerca de 2 mil anos, estabelece que a soma dos quadrados dos catetos de um triângulo retângulo é igual ao quadrado da hipotenusa.

Essa base da trigonometria, que estuda as relações entre os comprimentos laterais e os ângulos de um triângulo, era considerada impossível de ser provada usando essa mesma área da matemática devido ao raciocínio circular.

Entretanto, Johnson e Jackson desafiaram essa crença ao apresentar uma nova prova do Teorema de Pitágoras que se baseia na Lei dos Senos.

Esse resultado fundamental da trigonometria mostra que a prova é independente da identidade trigonométrica pitagórica. A descoberta pode ter implicações significativas no campo da matemática.

Arte: Tarciso Morais / CPN-News

A participação de estudantes do ensino médio em Reuniões Seccionais da AMS é incomum, de acordo com Scott Turner, diretor de comunicações da organização.

Catherine Roberts, diretora-executiva da AMS, ressaltou a importância de submeter o trabalho das estudantes a um periódico com revisão por pares.

Embora seja prematuro afirmar que as jovens realmente revolucionarão a ciência, é inegável que elas têm um futuro promissor pela frente.

A prova de teorias matemáticas requer uma estrutura lógica clara e coerente, e as estudantes mostraram que essa possibilidade existe, abrindo novos caminhos para futuros estudiosos.

Agora, resta comprovar a validade do resultado e analisar seu impacto no entendimento trigonométrico. Se confirmada, a descoberta de Calcea Johnson e Ne’Kiya Jackson terá desafiado as expectativas e mostrado que até mesmo o “impossível” pode ser alcançado.

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