Partida entre FC Groningen e Ajax interrompida e adiada após torcedores lançarem fogos de artifício no gramado.
O último domingo no futebol holandês foi marcado por um inesperado caos. O jogo entre FC Groningen e Ajax, dois renomados clubes da Eredivisie – primeira divisão da Holanda – foi abruptamente interrompido e adiado por conta de torcedores que invadiram o campo com fogos de artifício.
“Após dez minutos de partida, o jogo FC Groningen – Ajax foi suspenso devido a repetidos incidentes com fogos de artifício lançados no campo”, declarou o Ajax, clube de Amsterdã. A equipe ainda fez questão de agradecer: “Como sempre, obrigado, fãs, pelo seu apoio incondicional!”
O FC Groningen reportou que, com apenas seis minutos de bola rolando, o jogo precisou ser interrompido pela primeira vez. Após um intervalo de 15 minutos, os jogadores retornaram ao gramado, mas logo o árbitro Jeroen Manschot teve que interromper a partida novamente devido a mais fogos de artifício. Sem condições de continuar, o jogo foi cancelado.
Registros nas redes sociais mostram os fogos de artifício ainda acesos no gramado, enquanto os jogadores observam a cena. Um torcedor chegou a invadir o campo carregando uma placa em protesto contra a administração do FC Groningen, clube que foi rebaixado recentemente.
Durante o tumulto, outro torcedor driblou os seguranças e correu pelo campo antes de ser detido. Segundo o Ajax, o restante da partida será jogado na terça-feira, 16 de maio, às 15h, horário local, e sem a presença de torcedores.
As regras da Associação Real Holandesa de Futebol (KNVB), a autoridade reguladora do futebol holandês, determinam que, se um objeto for lançado no campo de jogo, a partida será temporariamente interrompida e os jogadores serão enviados para os vestiários. A partida seria imediatamente interrompida se a mesma situação ocorresse pela segunda vez. Se um jogador ou árbitro for atingido por um objeto vindo da torcida, a partida será definitivamente suspensa.
Essas diretrizes foram estabelecidas em abril, após um incidente violento na semifinal da Copa da Holanda, onde o meio-campista do Ajax, Davy Klaassen, foi atingido na nuca por um objeto lançado da arquibancada, resultando na suspensão da partida contra o Feyenoord.
O incidente de domingo representa a quarta vez que uma partida da primeira divisão holandesa é interrompida devido a objetos lançados no campo.