PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Governo anuncia abertura de mais de 4 mil vagas para concursos públicos

Foto: André Dusek/Estadão / Estadão

As vagas serão distribuídas entre 20 ministérios, segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (16) a abertura de 4.436 vagas para concursos públicos para cargos efetivos. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, divulgou a informação durante uma coletiva de imprensa.

As vagas, que serão publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta sexta-feira, serão distribuídas entre 20 ministérios. Os salários ainda não foram divulgados.

Entre os ministérios e órgãos que receberão novos funcionários estão: Ministério da Agricultura e Pecuária (440 vagas), Instituto Nacional de Meteorologia (80 vagas), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (742 vagas), Ministério da Educação (220 vagas), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (160 vagas), Ministério das Relações Exteriores (100 vagas), entre outros.

A ministra Esther Dweck afirmou que a abertura de novas vagas se dá através de critérios objetivos, como o tempo desde o último edital de concurso público, a proporção entre o número de vagas e o número de cargos aprovados no órgão e a análise da estrutura do órgão.

“Levamos em conta o quantitativo de perda de servidores nos últimos anos e a idade média dos servidores da ativa. Esses concursos são uma forma de reforço da máquina estatal para oferecer serviços públicos, como determina o presidente Lula”, afirmou a ministra.

Com esses novos concursos, o número total de vagas abertas em 2023 chega a 5.880.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE