Impressionante: Tesla lança robô humanoide, o Tesla Bot

Tesla Bot ou "optmus"
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

O anúncio foi feito pelo CEO da companhia, o bilionário Elon Musk.

Você já ouviu falar do Tesla Bot, o mais novo, e impressionante, robô do mundo?

A “criatura” teve a sua criação anunciada pela gigante de tecnologia Tesla, no último dia 19 de Agosto no evento Tesla Al Day, que ocorre anualmente para anunciar as novidades da montadora.

Segundo Elon Musk, o bilionário sul-africano que fundou a companhia e a comanda atualmente, o Tesla Bot terá como principal atribuição a execução de trabalhos braçais.

Ainda segundo o comunicado da empresa, o robô humanoide está na fase de protótipo, com o início da fabricação em massa previsto para 2022.

Características do robô que parece gente

Segundo informações divulgadas pela empresa, o Tesla Bot terá 1m72cm de altura e 56kg de peso, tendo, portanto, a massa corporal de um ser humano adulto.

Analogamente, o seu “corpo” será dotado de diversos sensores para melhor interação com o ambiente, trazendo uma melhor adaptação.

Na cabeça do Tesla Bot, ficará localizada uma tela sensível ao toque que servirá de central de comando para os proprietários da novidade tecnológica.

O que o Tesla Bot poderá fazer?

Na apresentação oficial, Elon Musk afirmou que o robô humanoide a quem também chamou de “Optmus”, poderá realizar trabalhos braçais e repetitivos simples, como carregar caixas.

É estimado que o humanoide robótico consiga mover até 20kg de peso de uma vez e possa se movimentar a 8km/h.

Dessa forma, a empresa afirma que Optmus é o predecessor dos robôs que irão livrar os humanos de trabalhos braçais e perigosos.

Ainda segundo Musk, robôs humanoides poderão ser os trabalhadores braçais que construirão bases de exploração fora da terra, como em Marte.

Por se tratar de um protótipo, ainda não existem informações sobre autonomia de bateria, reposição de peças e/ou manutenção do robô, por exemplo.

A importância do anúncio para o mundo da robótica

O anúncio da novidade mexeu com os profissionais e entusiastas da robótica, e não era para menos.

Muitos fãs de tecnologia ficaram animados com o anúncio do Tesla Bot, por se tratar de uma novidade com todo um enredo futurista.

No entanto, alguns profissionais da área ficaram com o “um pé atrás”, visto que outros anúncios parecidos foram feitos no passado, porém não se concretizaram.

Contudo, segundo especialistas, a novidade da Tesla é mais um “empurrãozinho” para o desenvolvimento da robótica.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

VEJA TAMBÉM

CURTA o CPN