A montadora alega “estagnação do mercado” como motivo para a paralisação nas fábricas brasileiras.
Uma imagem que mostra o pátio da Volkswagen, cheio de veículos na unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, está circulando na internet.
A imagem, que estampa a capa desta matéria, foi registrada na manhã de quarta-feira, 28, pelo helicóptero da TV Globo.
Esse registro ocorre um dia após a Volkswagen anunciar a suspensão das atividades em todas as suas fábricas no Brasil. Segundo a montadora, o motivo para a paralisação é a “estagnação do mercado”.
Atualmente, a Volkswagen tem três fábricas no Brasil. Uma localizada no Paraná, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e duas em São Paulo: uma em Taubaté, no interior, e a outra em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
De acordo com a Volkswagen, a produção de veículos no Brasil já vinha em ritmo lento. Em São José dos Pinhais, por exemplo, um turno de trabalho já havia sido interrompido desde o início do mês – uma suspensão que pode durar de dois a cinco meses. O outro turno da mesma fábrica permanecerá suspenso até sexta-feira, 30.
Na unidade de Taubaté, a Volkswagen planeja suspender a produção inicialmente ao longo desta semana. Já para a fábrica de São Bernardo do Campo, a direção da empresa deu entrada, de acordo com a Folha de S.Paulo, em um pedido de férias coletivas para os dois turnos a partir de 10 de julho.