PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Conheça a incrível história do urso soldado que lutou na 2ª Guerra Mundial

Foto: Tarciso Morais / CPN-News

Conheça a história surpreendente de Wojtek, o urso que lutou ao lado dos soldados poloneses na Segunda Guerra Mundial.

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitas histórias notáveis e curiosas emergiram, mas poucas são tão fascinantes quanto a de Wojtek, um urso que serviu como soldado no exército polonês.

Em 1942, o jovem urso foi adotado pelo 22º Pelotão de Artilharia do exército polonês após ser trocado por comida com um garoto local em Hamadã, no Irã.

Rapidamente, Wojtek se tornou parte da unidade, sendo alimentado com leite e cuidado pelos soldados, que o batizaram com um nome que significa “guerreiro feliz”.

Conforme o urso crescia, ele também aprendia. Wojtek aprendeu a bater continência, marchar ao lado de seus companheiros humanos e até desenvolveu gostos peculiares, como tomar café da manhã, beber cerveja e comer charutos e cigarros oferecidos pelos soldados.

Foto: Reprodução / Wikimedia Commons

A força de Wojtek se tornou essencial para o pelotão de artilharia, já que era responsável por transportar munição e suprimentos.

Seus colegas relataram que o urso podia carregar sozinho caixas que geralmente eram levadas por quatro homens. Em 1944, a insígnia do 22º Pelotão de Artilharia da Polônia foi até alterada para exibir um urso carregando um míssil.

Para que Wojtek pudesse acompanhar o pelotão inglês na Itália, ele foi oficialmente alistado como soldado, recebendo número, salário e ranking. Ao final da guerra, ele foi promovido a cabo.

Depois de servir na guerra, Wojtek permaneceu com o 22º Pelotão de Artilharia da Polônia até 1947, sendo popular entre os soldados e a população escocesa, onde a unidade estava estacionada.

Após sua desmobilização, o urso foi doado ao Zoológico de Edimburgo, onde viveu até sua morte em 1963. Wojtek continuou recebendo visitas de seus amigos do pelotão durante esse período.

Hoje, um memorial com uma estátua em tamanho real em Edimburgo mantém viva a memória de Wojtek, o urso-soldado cuja história inusitada marcou a Segunda Guerra Mundial.

Foto: Reprodução / Wikimedia Commons
Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE