PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Desvendando os sonhos recorrentes: o que eles revelam e como superá-los

Foto: Reprodução / CuraPelaNatureza

Entenda os motivos por trás dos sonhos recorrentes e aprenda estratégias para lidar com eles.

É comum ter sonhos em que nossos dentes quebram ou caem, nos atrasamos para a escola ou trabalho, ou até mesmo voamos. Esses sonhos recorrentes tendem a ser negativos e podem ser difíceis de superar.

Deirdre Barrett, pesquisadora de sonhos e professora de psicologia no departamento de psiquiatria da Harvard Medical School, explica que os sonhos recorrentes estão mais ligados a experiências de vida profundas ou problemas de caráter, em vez de eventos isolados. Sonhar com o mesmo tema duas ou mais vezes já é considerado recorrente.

Os sonhos recorrentes são mais comuns na infância, mas podem persistir até a idade adulta. Eles nem sempre ocorrem em sequência, podendo se manifestar várias vezes por mês ou ao longo dos anos.

Para entender o que desencadeia esses sonhos, é importante investigar. Dr. Alex Dimitriu, especialista em medicina do sono e fundador da Silicon Psych, sugere fazer um exame de consciência, analisando a relação com os elementos presentes no sonho, seus medos e crenças, e as possíveis situações da vida real relacionadas a ele.

Pessoas com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou ansiedade são mais propensas a ter sonhos recorrentes. No caso do TEPT, o cérebro tenta processar um trauma, mas os sonhos são tão vívidos que acordam a pessoa antes que o processamento aconteça.

Além disso, questões biológicas, como apneia do sono, e gatilhos ambientais, como alarmes de carro ou torneiras pingando, também podem influenciar nos sonhos.

Para lidar com os sonhos negativos recorrentes, escrever sobre suas preocupações antes de dormir e praticar meditação podem ajudar. Uma vez que o medo por trás do sonho é identificado, o método de três colunas da terapia cognitivo-comportamental pode ser aplicado para processá-lo.

A terapia de ensaio de sonhos, também chamada de terapia de ensaio de imagens, é outra abordagem eficaz. Consiste em reescrever o sonho com um desfecho positivo e, antes de dormir, afirmar a intenção de ter esse sonho melhorado.

Se os sonhos recorrentes estiverem prejudicando seu bem-estar, causando outros sintomas ou afetando sua capacidade de funcionar normalmente, procurar ajuda profissional é o caminho mais indicado.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE