Polícia Civil do RJ investiga possível fraude na carteira de motorista do jogador Matheus França, revelação do Flamengo.
O cenário do futebol brasileiro volta a ser palco de uma investigação policial. A nova apuração, desta vez, envolve o jovem Matheus França, de 19 anos, promessa do Flamengo, que está sendo investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro por suposta prática de falsidade ideológica no processo de obtenção da carteira de motorista.
A 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) instaurou um inquérito após o Detran-RJ enviar, na última semana, um relatório que aponta suspeitas de fraude nas aulas teóricas e práticas que França realizou ao longo de 2022.
A assessoria do atleta, quando procurada, optou por não se pronunciar no momento, informando que o foco de França é o jogo desta quarta-feira (10).
O ponto de partida da investigação foi a Divisão de Inteligência do Detran. Agentes identificaram que as aulas teóricas ocorreram num intervalo de 10 dias, de 16 a 26 de junho de 2022, todas ministradas pelo mesmo instrutor, Clécio Luís Gilla da Silva. O que chamou atenção é que, conforme os registros, algumas dessas aulas teriam ocorrido num período de 16 horas contínuas, das 6h às 22h.
As aulas práticas de direção, por sua vez, teriam sido realizadas na Autoescola Palu, em Vargem Pequena, entre os dias 2 e 12 de agosto de 2022, sob instrução de Renato Silva Figueira e Marcia Ferreira da Costa. No entanto, o ponto controverso é que no dia 2 de agosto, França estava em São Paulo, focado no jogo de quartas de final da Conmebol Libertadores contra o Corinthians, partida em que o Flamengo saiu vitorioso por 2 a 0.
O sistema do Detran indicou ainda que as digitais colhidas para o início das aulas práticas não foram aceitas automaticamente, necessitando intervenção de um perito para o registro.
Diante das inconsistências encontradas, a Corregedoria do órgão solicitou as imagens das digitais capturadas e encaminhou o caso à Polícia Civil para aprofundar a investigação sobre a coleta de dados biométricos. Agora, o jovem atleta se vê no centro de um impasse jurídico que, certamente, vai exigir tanto empenho quanto em campo.