Profissionais estariam sendo pressionados a atestar o resultado dos óbitos como “suspeita de covid-19”, sem realizar exames mais precisos.
O Sindicato dos Médicos do Ceará acionou o Ministério Público do Ceará (MP – CE) para investigar supostas denúncias que o órgão vem recebendo.
Segundo o site do Sindicato, os profissionais estariam sofrendo pressão para atestar óbitos no estado como suspeita de covid-19 sem fazer exames mais elaborados.
No documento encaminhado à Promotoria, o órgão se coloca à disposição para esclarecimentos, auxílios ou atos que sejam necessários.
A entidade também solicitou ao MP a criação de um canal de comunicação específico para que os médicos que sofreram a suposta pressão possam realizar denúncias de forma virtual, por videoconferência, ou pessoalmente ao MP, podendo também apresentar provas materiais (se houver) e solicitar sigilo caso achem necessário.
Segundo o presidente do Sindicato, doutor Edmar Fernandes, esta ação que estaria sendo imposta aos profissionais é totalmente contrária às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do protocolo internacional durante epidemias.